

Aproximação Teórica ao Flamenco 2022: Cantiñas
Curso ministrado por Gabriel Matías que oferece uma aproximação teórica ao flamenco para enriquecer a prática de bailaores, cantaores, instrumentistas e estudiosos. Serão estudados os aspectos característicos dos cantes da família das Cantiñas, seu acompanhamento e as singularidades de seu baile.
Serviço
11 de set. de 2022, 11:00 BRT – 12 de nov. de 2022, 11:00 BRT
Curso online no Zoom
Saiba Mais
Aproximação Teórica ao Flamenco 2022
Módulo: Cantiñas
Sessões:
11/09, domingo - Aspectos gerais da família das Cantiñas
09/10, domingo - Análise do cante e toque por Cantiñas
12/11, sábado - O baile por Cantiñas
Horário de início: 11h (Brasil)
Horário de finalização: 12h30
Plataforma: Zoom (ao vivo)
O que vamos estudar?
- O objetivo geral do curso é oferecer uma aproximação teórica ao flamenco para enriquecer a prática de bailaores, cantaores, instrumentistas e estudiosos. Neste módulo, composto por 3 sessões. Serão estudados os cantes da família das Cantiñas e seu respectivo acompanhamento. Na última sessão deste módulo, abordaremos aspectos do baile por Cantiñas.
- Na última sessão dedicada ao baile, observaremos, com perspectiva metodológica, as características de remates, llamadas e marcajes que se adequam a este estilo de cante e ao ritmo das cantiñas, reparando na expressividade que caracteriza esse baile.
- Esta aula consistirá numa exposição teórica com um breve contexto deste baile; análise de vídeos e áudios.
Sobre o professor:
Natural de Porto Alegre, Gabriel Matías se apaixona, ainda muito jovem, pelo flamenco e se muda para a Espanha em 2015. Em Madri, se titula em Pedagogía del Baile Flamenco pelo Conservatorio Superior de Danza María de Ávila, onde adquire os conhecimentos necessários para criar o seu primeiro espetáculo solo, ‘Ellos’, que estreou na programação do XXIV Festival de Jerez de la Frontera. Paralelo ao seu trabalho autoral, integra companhias de importantes bailaores - Antonio Canales, Javier Latorre e, atualmente, Rafaela Carrasco e o guitarrista Paco Peña- e é presença constante na programação dos tablaos flamencos da capital española. Em contínua pesquisa e aprendizagem, Gabriel tem como objetivo o desenvolvimento do seu próprio discurso corporal para levar a arte flamenca ao público brasileiro espanhol. Atualmente trabalha no seu novo projeto: Claroscuro.
Inscrições:
E-mail historiadoflamenco@gmail.com