.png)
Valor
-
Certificado Digital de Conclusão
-
7 dias para reembolso
-
Gravação das aulas disponível até 30 após o curso
*Consulte outras formas de pagamento enviando e-mail para historiadoflamenco@gmail.com
Conheça e vivencie uma das mais belas vertentes do baile flamenco de forma extensiva e online
No curso, você terá um apanhado completo da história e do desenvolvimento da Escuela Sevillana de Baile através da análise dos bailes de grandes nomes que ajudaram a consolidar um estilo único, elegante e cheio de sensibilidade inspirado na grande bailaora Pastora Imperio.
Para cada aula teórica, você terá uma aula prática para poder vivenciar no corpo a gestualidade, as posturas e todas as características específicas dessa importante “Escuela” do Flamenco.
.png)
CURSO ONLINE E AO VIVO INÉDITO NO BRASIL
COM CHONI PÉREZ [ES] E SILVIA CANARIM [BR]
_edited.jpg)
Aprenda a altivez da postura e harmonia
dos movimentos inspirados nos bailes de Pastora Imperio e transmitidos por
Matilde Coral

Pastora Imperio
Detalhes
Formato: aulas teórico-práticas online e ao vivo, via plataforma Zoom. As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis até 30 dias após o curso.
Início: 21/08/2021
Término: 06/11/2021
Dia e horário: sábados, das 10h30 às 12h
(horário do Brasil)
Duração: 1h30
Autoras: Choni Pérez e Silvia Canarim
Idioma: aulas teóricas em português e espanhol
e práticas em espanhol
Público Alvo: professores e estudantes de flamenco
_edited_edited.jpg)
Conteúdo
Aulas 1, 3, 5, 7, 9 e 11
Teóricas com Choni e Silvia
Aulas 2, 4, 6, 8, 10 e 12
Práticas com Choni
-
Origem;
-
Características estéticas da Escuela Sevillana;
-
Árvore genealógica da Escuela Sevillana;
-
Principais representantes;
-
Influência da Escuela Bolera;
-
Estrutura Tradicional dos Bailes na Escuela Sevillana de Baile;
-
Indumentária;
-
Estudo do Mantón: história, evolução e técnica;
-
Estudo da Bata de Cola: história, evolução e técnica;
-
Estudo da técnica e do estilo dos grandes intérpretes.
-
Análise da estética coreográfica a partir da iconografía de grandes bailaoras;
-
Análise dos bailes de Matilde Coral, Loli Flores, Ana María Bueno, Isabel Bayón e Milagros Menjíbar
-
O baile masculino na Escuela Sevillana de Baile
Quem é Choni Pérez
Bailaora corajosa, criativa e com uma sensibilidade apurada… Uma artista paradigma da “Escuela Sevillana de Baile” que não gosta de repetir o passado. Bailes de ontem, porém renovados e revividos hoje. Criadora inquieta e eclética.
Professora titulada pelo Conservatório Superior de Música e Dança de Sevilha. Possui uma longa trajetória profissional como solista e formando parte do elenco artístico de diversas companhias importantes como a de Mario Maya e Eva Yerbabuena.
Após a obtenção dos prêmios Giraldillo de “espectáculo más Innovador” na XIV Bienal de Flamenco com “Malgama, Circontemporáneo y compás” (2005) e o Giraldillo de “Revelación” XV Bienal de Flamenco com “Tejidos al Tiempo” (2008), Choni Cía. Flamenca se situa entre as compañías mais destacadas da vanguarda do flamenco atual. Porém foi com o premiado “La Gloria de mi mare” (2010) e “Compás de Espera” (2015), onde mostrou a grande versatilidade que caracteriza esta especial companhia.
.png)
Quem é SILVIA CANARIM
Bailarina, coreógrafa, pesquisadora e professora de dança flamenca. Dedica-se ao flamenco profissional há 27 anos. É mestre em Artes Cênicas pela UFRGS e especialista em Dança pela PUC-RS. De 2008 a 2010, viveu em Sevilha para realizar sua formação em “Estudios Avanzados en Flamenco” do Programa de Doutorado da Universidade de Sevilla.
Sua pesquisa baseou-se no flamenco contemporâneo tendo como objeto de estudo a obra do bailaor e coreógrafo Israel Galván, a quem acompanhou nesse período. É uma das pioneiras da vertente contemporânea do gênero artístico no país. Diretora da Cia Silvia Canarim - Flamenco e Contemporaneidade.
Dirigiu, atuou e coreografou diversos espetáculos, entre eles: Flamenco de Hoy y de Ayer (1999), Lorquianas (2001), Mosaico - As Múltiplas Faces do Flamenco (2002), Flamenco Fusión (2003), Encuentros Andaluces (2003), Luces y Sombras de España (2007), Solos y bien acompañaos (2008), Como montar um baile (2012/2013), Usina Tablao (2016) e Ainda que seja noite (2018). Em 2020, dirigiu o espetáculo Som da Madeira da Cia de Arte La Negra Ana Medeiros.

OUTRAS AÇÕES ONLINE REALIZADAS
História do Baile Flamenco
Apresentação do contexto histórico, principais intérpretes, influências e análise de autores como José Luiz Navarro García, Gerhard Steingress, Faustino Núñez, Ángel Alvarez Caballero.
Poéticas em Metamorfose: o flamenco na contemporaneidade
Transformação do baile flamenco a partir da metade dos anos 90 através das poéticas dos seguintes artistas: Israel Galván, Belén Maya, Eva Yerbabuena, Juan Carlos Lerida, Andrés Marín, Rafaela Carrasco, entre outros.
Leyendas del Tiempo:
Lorca y el Flamenco
A relação do poeta mais universal da língua espanhola, Federico García Lorca, com a arte flamenca. Ministrado junto com a professora Denise Baptista (Língua e cultura espanhola).
_edited_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)
_edited.jpg)