• Flamenco Negro
    06 de nov. 18:00 – 19:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Convidamos a Cia de Arte La Negra Ana Medeiros para falar sobre o espetáculo Flamenco Negro, vencedor do Prêmio Açorianos de Dança de 2021. "Tratar de temas como a influência e diáspora negra presentes no flamenco é entender nossa própria história."
  • Robinson Gambarra: um caminho pela dança
    16 de out. 17:00 – 18:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Entrevista com o bailaor, coreógrafo e professor de flamenco e castanholas, Robinson Gambarra, precursor do Flamenco no Rio Grande do Sul. O artista falará sobre sua trajetória profissional e pessoal através da dança e de sua pesquisa sobre as possibilidades da castanhola.
  • Aproximação Teórica ao Flamenco 2022: Cantiñas
    11 de set. 11:00 BRT – 12 de nov. 11:00 BRT
    Curso online no Zoom
    Curso ministrado por Gabriel Matías que oferece uma aproximação teórica ao flamenco para enriquecer a prática de bailaores, cantaores, instrumentistas e estudiosos. Serão estudados os aspectos característicos dos cantes da família das Cantiñas, seu acompanhamento e as singularidades de seu baile.
  • Panorama atual do flamenco - Bate-papo com o bailaor Gabriel Matías
    04 de set. 11:00 – 12:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Num papo descontraído, o bailaor Gabriel Matías conversa sobre o panorama atual do flamenco na Espanha (tablaos, festivais, personalidades) no mês em que inicia o período laboral na Europa.
  • Guajiras:  Influências americanas no Flamenco
    07 de ago. 18:00 – 19:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Silvia Canarim fala sobre um dos estilos com mais sabor americano do Flamenco. As Guajiras são um estilo de cante, baile e toque originários de Cuba, mais precisamente, uma adaptação do Punto Cubano, originário dos cantos rurais do país.
  • Más allá del Flamenco
    17 de jul. 15:00 – 16:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    A coreógrafa, bailarina e cineasta italiana Albertina Pisano fala sobre o flamenco como técnica para desenvolver trabalhos coreográficos interdisciplinares e interculturais, a partir de suas peças "Ndaje", criada no Senegal, e "Near to the wild heart", inspirada na obra de Clarice Lispector.
  • La Argentina - Homenagem à Antonia Mercé
    05 de jun. 19:00 – 20:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    A atriz e bailarina Vera Alejandra fala sobre o processo criativo na construção do espetáculo “La Argentina”, realizado pelo seu Grupo Cuadra Flamenca em 2012. A produção homenageou Antonia Mercé, a bailarina e multi artista, que teve grande importância na divulgação mundial do Flamenco.
  • Flamenco e Literatura
    07 de mai. 17:30 – 18:30 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    A bailaora e pesquisadora Fabiana Ghisolfi conversa sobre a inserção do flamenco na poesia de João Cabral de Melo Neto e Murilo Mendes e a recepção da obra de Federico García Lorca e de Miguel Hernández por artistas flamencos como Camarón de la Isla, Enrique Morente, Carmen Linares, entre outros.
  • Apresentação do livro “Historia Queer del Flamenco”
    24 de abr. 11:00 – 12:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Fernando López (Madri, 1990) é bailaor, filósofo e pesquisador em dança. Na tertúlia de abril do El Club del Duende, ele falará sobre sua recente obra "História Queer del Flamenco”, na qual traz uma perspectiva própria e singular e que busca fugir dos manuais e debates habituais sobre esta arte.
  • Corpo como patrimônio no e do Flamenco
    19 de mar. 19:00 – 20:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Chari González é bailarina de Flamenco, cientista social, pesquisadora e professora de Sociologia. Nossa convidada traz para o debate a condição do trabalho-corpo/corpo-trabalho como campo de transmissão de conhecimento das culturas tradicionais, em específico do flamenco.
  • Metodologia bailaora, por Gabriel Matías
    12 de fev. 11:00 – 12:30 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Atuante na Espanha desde 2015, o bailaor brasileiro Gabriel Matías, um apaixonado pelo flamenco desde muito jovem, fala sobre sua rotina e método de trabalho em suas atividades como professor, produtor, criador e intérprete.
  • Os Cafés Cantantes de Sevilha
    23 de jan. 20:00 – 21:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    A primeira tertúlia de 2022 tem tema escolhido pela comunidade: Os Cafés Cantantes de Sevilha! Além de serem determinantes para a configuração do que hoje conhecemos como flamenco, eles formaram parte importante da vida artística e social da Espanha.
  • Tertúlia Navideña
    12 de dez. de 2021 18:30 – 19:30 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    As professoras Denise Baptista e Silvia Canarim, estudiosas da cultura espanhola, falam sobre a tradição das músicas de Natal na Espanha, os Villancicos, e sua versão Flamenca que são cantadas nas Zambombas da Andalucía.
  • História do Festival Internacional Flamenco Brasil SJC
    28 de nov. de 2021 19:00 – 20:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Ana Guerrero nos conta a história do evento pioneiro na difusão e intercâmbio da arte flamenca no país. A grandeza do festival se mostra na conexão de profissionais e estudantes do Brasil, América Latina e Espanha, e em trazer ao Brasil expoentes do flamenco mundial, como Belén Maya e Los Farruco.
  • Vicente Escudero - um bailaor contemporâneo “avant-la-lettre”
    16 de out. de 2021 19:00 – 20:30
    Pocket curso online
    Silvia Canarim fala sobre a vida e obra do bailaor, coreógrafo, artista plástico e pesquisador incansável Vicente Escudero. Foi, em muitos sentidos, um artista contemporâneo antes mesmo da arte contemporaneidade ser “inventada”! Seu legado serve de inspiração para grandes nomes do flamenco atual.
  • O Cajón e sua evolução na linguagem flamenca
    08 de set. de 2021 21:00 – 22:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    Tertúlia com Gustavo Rosa sobre a evolução do Cajón dentro linguagem flamenca, ritmos e variações para acompanhar baile e música.
  • A linguagem musical do Flamenco na cena e o uso de diferentes instrumentos na composição
    15 de ago. de 2021 18:00 – 19:00 BRT
    Bate-Papo online no Zoom
    Bate-papo musical com Jef de Lima, onde ele falará sobre a experiência híbrida nos palcos dos musicais e palcos flamencos. A relação entre essas experiências e o uso da música flamenca de forma tradicional (guitarra, cante, percussão) e a inclusão de outros instrumentos.
  • Tradição e vanguarda da Escuela Sevillana de Baile
    09 de jul. de 2021 19:00 – 20:00 BRT
    Tertúlia online no Zoom
    La bailaora Choni Pérez García falará sobre o protagonismo sevilhano tanto na tradição com a Escuela Sevillana, assim como na vanguarda do baile flamenco contemporâneo.